RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O perigo do poder.



Jesus tem me tocado sobre um assunto bem especial o qual podemos chamar da busca pelo poder. Os homens constroem toda a sua vida em busca disso, estuda-se, trabalha-se a sociedade toda em sinergia para a busca do poder. O dinheiro que é tão desejado por todos nada mais representa que uma das formas de poder.
É amado o poder cria uma ilusão, ele gera uma paisagem fantasiosa no homem (e nos sabemos que Satanás cega o entendimento) o poder ele cega e nos retira a capacidade de percebermos como realmente somos.

Tece-se uma armadilha ao prospero, não que eu seja contra a prosperidade, mas tenho convicção da necessidade da maturidade espiritual para entender que as coisas parecem, mas não são. Porque na realidade somos como a moinha que o vento espalha. No amanhecer verdes como a relva, mas logo à tarde já murchamos como a erva seca. Com ansiedade procuramos o destaque. Mas Jesus sendo rei lavou os pés dos servos. Jesus sendo Juiz disse: eu não julgo ninguém. Joao 8:15 Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo.

Amados eu comecei minha vida profissional num subemprego e chaguei a ocupar o maior cargo da minha empresa na célula que trabalho hoje. Fui de porteiro a Consultor. E quanto mais alto fui, mais coisas feias eu vi, e posso dizer que é uma luta diária contra a vaidade e contra a influência que esse demônio que penetra no coração do homem o qual se chama vaidade. Sim amado o poder não é mau por sim mesmo, mas é terrível pelo seu efeito colateral. Ai dos Reis! Ai das autoridades, Ai dos Juízes, pois a quem muito é dado muito é exigido.
Lc12:48 Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.

A um provérbio chinês que fala o seguinte: O imperador da China tinha escolhido um jovem para ser o governante de uma província e o jovem logo pensou. Agora sou uma autoridade, detentor de poder, não posso mais trajar assim. Eu devo fazer trajes reais para mim, portanto vou procurar o alfaiate real e solicitar novas vestes.
Chegando disse ao alfaiate: Desejo novas vestes dignas a minha posição real.
O alfaiate respondeu: Excelência a quanto tempo está no cargo?
O governador respondeu: o que importa isso? Apenas faça! Então o alfaiate disse: Excelência sem saber não poderei fazer. Já furioso o jovem respondeu: explique!
O alfaiate passou a dizer: ah meu senhor, se o Rei for novo a roupa deve ter a parte da frente maior que as costas, visto que a vaidade se tem apoderado dele, anda sempre de nariz empinado e cabeça altiva.
Se o Rei tiver algum tempo a roupa deve ter a mesma proporção entre as costas e parte frontal, mas se o Rei tiver muito tempo a roupa deve ter as costas maiores que frente. Visto que ele já anda curvado devido às preocupações e responsabilidades.

Assim também nos conta a bíblia, na época de Jeremias o Rei de Israel Sedecias gloriava-se pensando que na sua posição seria inatingível, mas vieram os Caldeus o levaram ao exílio, mataram sua família e o cegaram e de Rei passou a escravo. Por isso amado, digo-te que se ocupas um cargo de Juiz, Deputado, ou Diretor, guarda no teu entendimento que na vida nada somos apenas estamos. Hoje eu estou consultor e nada impede que amanha eu venha a estar porteiro, por isso Paulo diz: Filipenses 4:12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Muito cuidado em crer que somos, pois nada somos. O próprio Paulo de Carcereiro tornou-se encarcerado, nos não somos mais é Cristo que é em nos.

Mas com isto não que a prosperidade seja um pesar em nossa vida, pelo contrário que seja uma alegria, pois nem sempre a teremos. É uma lei natural hoje andamos por onde queremos, mas chegará o dia em que seremos guiados a onde não queremos. Joao 21:18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. Aproveite, mas tenha a consciência necessária para não se cegar.

Mas como então desfrutar da prosperidade? Só há um caminho: dependência de Deus. Asa era Rei de Judá e tinha se comprometido a ter uma vida com Deus e o SENHOR lhe deu inúmeras vitórias, porém: 1REIS 15
18 Então, Asa tomou toda a prata e ouro que ficara nos tesouros da Casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei, e os entregou nas mãos de seus servos, e os enviou a Ben-Hadade, filho de Tabrimom, filho de Heziom, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo:
19 Aliança há entre mim e ti, entre meu pai e teu pai; vês aqui que te mando um presente, prata e ouro; vai e anula a tua aliança com Baasa, rei de Israel, para que se retire de sobre mim.

Asa não confiou em Deus, mas sim no poder que os olhos vêem, Asa se deixou enganar pelo prestigio dos Sírios e com isso trouxe a ruína sobre si mesmo. Muitas vezes vemos alguém poderoso e pensamos: nossa! Queria eu essa posição, mas 2 REIS5:1 E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. Mas não sabemos qual é o porém dele. Ou nos mesmos nos alicerçamos em nos mesmos, ou na nossa riqueza, ou no nosso cargo. Ou ainda na nossa fé. Sim irmão na nossa fé. Muito cuidado quando você começar a pensar e dizer: quão grande é minha fé, como sou consagrado, porque eu posso te afirmar que mais consagrado você está quanto mais sujo você se sente.

Paz e craça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário