RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Você ficou triste? Será errado?

Amados está mensagem me veio hoje durante o expediente. Vemos atualmente no meio evangélico uma sentença: o crente não pode ficar triste, deve ser permanentemente alegre. Até onde isso é bíblico? Muitas pessoas com depressão não recebem apoio na igreja, mas sim são julgadas como ímpias por estarem atravessando tal situação.

Meus amores não podemos ser néscios espirituais, não podemos mais ao ver um irmão em depressão ou triste e dizer: irmão se converta e Jesus vai te alegrar. Amados isso é uma maldade, faz com que o deprimido fique pior.

Amados, devemos entender que a tristeza é um estado emocional, assim como a alegria é um estado emocional, assim como estar sereno é um estado emocional, assim como estar aflito é um estado emocional. A bíblia nos diz que não devemos andar ansiosos, isso nos mostra que é um estado emocional e que essa emoção não é boa para nos. Tanto que a bíblia diz: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." (Filipenses 4 : 6) Veja aqui há um mandamento, depende de nos não ficarmos inquietos. Da mesma maneira nos devemos procurar alegrarnos. Deus quer que estejamos alegres, pois ele é um Deus de alegria. Um exemplo é o SENHOR diz: "Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas," (Filipenses 1 : 4) em outra passagem fala em dar com alegria. Vemos que Paulo orava com alegria e que devemos ofertar com alegria. Portanto, concluímos que há um mandamento aqui. Devemos tentar ser alegres. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade: porque esta é a tua porção nesta vida, e do teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. ( Eclesiastes 9:9 )aqui em Eclesiastes Deus diz aos maridos que devem alegrar se na sua esposa desfrutar com ela.
Bom amado aqui vem o polemico, pode acontecer na nossa vida situações que nos deixem triste e isso é normal senão seriamos dementes, ex se um pai ou uma mãe vier a falecer é natural que fiquemos tristes. Em João 11:35 diz Jesus chorou. O menor versículo da bíblia nos conta que Jesus chorou quando seu amigo lazaro morreu. Agora minha pergunta aos legalistas de plantão, Jesus tinha que se converter? "Por isso vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza." (Filipenses 2 : 28) aqui em FIlipenses Paulo diz que estava triste. "Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração." (Romanos 9 : 2) Amados leiam esse "E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai." (Marcos 14 : 34) A tristeza faz parte da vida como a alegria, não sejamos néscios espirituais, não sejamos hipócritas e legalistas para acusar o que sofre.

Contudo, nosso DEUS é de livramento, e ele diz: . O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Salmos 30 : 5) É isso irmão que temos que entender, Jesus está no nosso barco, a tempestade pode até vir, mas nosso barco não vai afundar jamais. Alegria e tristeza são estados emocionais que eu, você podemos passar a qualquer momento, mas FELICIDADE é um estado de espírito que só o filho de DEUS alcança. Pois no mundo as pessoas sentem um vazio que tentam preencher com bens, com relacionamentos, com filhos etc, mas na realidade esse vazio é o lugar que Jesus preenche e que ninguém consegue preencher.
Por isso irmão não se está feliz, se é feliz! Podemos estar tristes e estar alegres, mas nos somos felizes e isso não muda, isso é! "Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem." (Salmos 128 : 2) neste salmo diz que quem anda com Deus não está feliz, pois quem está pode deixar de estar. Mas o texto diz (serás) visto que quem é, é, isso não muda. Amados, somos felizes até quando estamos no vale da sombra e da morte porque JESUS é conosco e maior o que está em nós do que o que está no mundo.

Agora amado se você por acaso está triste ou mesmo em depressão Jesus tem poder de transformar, mas se sua fé não estiver num estagio tal não é vergonha nenhuma você procurar um medico, você não é mais crente, nem menos crente por isso. Pois é o próprio Jesus que diz: "Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes." (Mateus 9 : 12)

Amados para finalizar, caso alguém ainda tenha ficado com duvida vou citar uma passagem do profeta Elias, veja amado não é qualquer crente mais ou menos e sim Elias. Veja a depressão que ele enfrentou e como Deus o tratou como um psicólogo trata a um paciente.

Elias entrou em depressão com a ameaça de Acabe 1 reis 19:4
4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
Amados aqui vemos sintomas claros de isolamento, desesperança e desejo suicida, como qualquer depressivo.
5 E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro (se você já conviveu com um depressivo sabe que eles dormem muito) e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. Aqui já vemos o SENHOR incentivando Elias, veja que o SENHOR não o acusou.
6 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Aqui vemos também a importância do alimento para fortificar o corpo, o alimento, os nutrientes assim como hoje um depressivo pode até mesmo tomar algum remédio para a depressão sem que isso o desqualifique. O SENHOR também diz que o caminho pode ser longo e você deve se alimentar e não desfalecer.
Amado longa será tua jornada! nao desanime Jesus é contigo, veja que no texto Deus pergunta e Elias desabafa... nao a nada de errado nisso, desabafe.... a final nos pagamos psicologos para isso? ou nao? e se voce nao tem um pscologo desabafe com um irmao, e se nao tem um irmao terá sempre Jesus. Ele quer te ouvir.
Ainda em REIS 19:11 voce verá que a presenca de Deus opera toda cura e te colocara de pé de qualquer depressao.


Amados, espero ter sido útil a vocês e que Jesus possa ter tocado você por está pregação. Amado se você está deprimido não desista confie no SENHOR e se está difícil não se envergonhe de procurar ajuda profissional. Irmão se você conhece pessoas em depressão ajude com amor em cristo.

PAZ E GRACA

Nenhum comentário:

Postar um comentário